A cada dia, a expressão “não quero usar uma bala de canhão para tentar acertar uma formiga” se torna mais comum nos ambientes de negócios que frequento – e não estou falando de escritórios de design.

A verdade é que há cada vez menos espaço para desperdício no mundo. Temos que fazer caber mais coisas e pessoas em apartamentos menores. Fazer as coisas mais rápido e com menos erros. De uma forma mais barata, mas sem perda de qualidade.

Não se trata somente de uma tal crise econômica, mas uma necessidade de evolução. Segundo a consultoria International Conference Board, a produtividade de um trabalhador brasileiro equivale a 25% da de um trabalhador americano. É injusto pensar neste dado desconsiderando aspectos como qualidade da tecnologia disponível, burocracia e qualificação. Mas o desafio de competitividade dos negócios brasileiros é notório.

A Amazon, por exemplo, utiliza robôs Kiva para ajudar seus empregados a separar os produtos comprados on-line para postagem.

Segundo a empresa, a política de desenvolvimento não é que os robôs substituam as pessoas, mas sim que as tornem mais eficientes, e possam se concentrar em suas funções.

A melhoria de processos é um lugar em que ainda estamos engatinhando. Sua empresa pode não ter condições de ter robôs, ou nem precisar deles. Mas certamente há outros lugares em que a revisão, automação e digitalização de processos pode ser muito bem-vinda. Separamos 5 exemplos de sistemas e dispositivos que representam ganho de eficiência em diferentes negócios:

E-Commerce e gestão de pedidos

Um dos processos de digitalização mais populares é o e-commerce. Sistemas de baixa complexidade dão conta de gerenciar pedidos de produtos feitos online, incluindo cálculo de frete em diversas transportadoras, tabelas de desconto por volume e outros atributos, além do pagamento. Algumas vantagens são a interatividade para visualização do catálogo de produtos, escalabilidade do processo (muito mais pessoas conseguem realizar pedidos, já que o fazem por conta própria).

Saiba mais sobre as principais plataformas de e-commerce neste outro post.

Totens de atendimento e pagamento

Os totens começaram na aviação civil, e rapidamente se espalharam para estacionamentos de shoppings, cinemas e bancos. Esses equipamentos podem realizar pagamentos, organizar senhas de atendimento ou mesmo ajudar a mapear um espaço.

Aplicativos O2O

Aplicativos que lidam com a transposição de dados do meio online para o off-line, ou no sentido contrário, podem dar liberdade ao usuário para interagir com a empresa a qualquer hora e lugar, solicitando um serviço que é prestado fisicamente, realizando requisições ou mesmo comprando produtos antecipadamente. Exemplos mais populares são o Uber e o GetNinjas.

Gestão de atendimento ao cliente

Softwares conseguem centralizar o atendimento a dúvidas ou pedidos de suporte de clientes de diversos canais como telefone, email e redes sociais. Com isso, a gestão das respostas aos clientes é mais segura e eficiente. Um bom exemplo disso é o Zendesk.

Service Design

Um bom desenho de processos exige profundidade, dedicação e insight para entender como eliminar etapas desnecessárias, otimizar recursos e tornar a experiência do usuário mais agradável e positiva. Confira algumas das ferramentas que utilizamos no site Service Design Tools.

E você? Já pensou em como o seu negócio poderia funcionar melhor digitalizando e automatizando alguns processos?