Se você sabe a importância de ter presença digital, sua marca já deve ter um site, estar no Instagram e no Facebook. Talvez até no LinkedIn ou no TikTok, mas e no Spotify? Como usar o Spotify para marcas?
O brasileiro passa, em média, 104 minutos por dia ouvindo conteúdos no Spotify. Só nos primeiros 12 meses do aplicativo no Brasil, entre 2014 e 2015, os usuários ouviram, juntos, o equivalente a 23 mil anos de música: cerca de 200 milhões de horas.
Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para levar a marca do seu negócio para dentro de uma das principais plataformas de streaming e entretenimento do Brasil e do mundo. Spoiler alert: as possibilidades vão muito além dos tradicionais anúncios pagos e, com criatividade e planejamento, você pode fazer campanhas, inclusive, na zona livre de anúncios do Spotify Premium.
Pode ser que o seu negócio não esteja diretamente relacionado ao áudio, mas é bem provável que o seu público escute música ou podcasts dos mais variados gêneros. O Spotify foi o primeiro e segue sendo o mais popular serviço de streaming de música do mundo.
– 299 milhões de usuários – 138 milhões de assinantes do Spotify Premium – Faturamento de US$2 bilhões no primeiro trimestre de 2020 (cresceu 5% em relação a 2019, mesmo durante a crise causada pelo coronavírus) – 1 milhão de podcasts
Como fazer anúncios no Spotify
A maneira mais tradicional para uma empresa chegar até seu público por meio do aplicativo de streaming é o Spotify For Brands, o ramo do Spotify voltado para negócios que querem ser anunciantes na plataforma.
As possibilidades de propaganda são:
– sponsored playlists – patrocinar listas criadas pelo próprio Spotify de gêneros musicais que seu público gosta de ouvir; – spots de anúncios em áudio – clipes de áudio fazendo propaganda da sua marca, como no rádio; – sessão patrocinada – oferecer 30 minutos de música livre de anúncios para quem assistir um vídeo promocional da marca.
Mas é importante lembrar que esses anúncios são mostrados apenas para quem usa o Spotify em sua versão gratuita. Quase metade dos ouvintes da plataforma são assinantes premium, o que significa que a experiência de uso do streaming é completamente livre de anúncios pagos.
Anúncios que interrompem a reprodução de playlists também podem ter o efeito oposto ao desejado. As pesquisas mostram que 89% dos usuários da internet preferem ver anúncios para consumir conteúdo gratuito a ter que tirar do próprio bolso para financiá-los. No entanto, há quem se incomode ou se irrite com a interrupção provocada pelas propagandas.
Pensando nisso, outra possibilidade do Spotify para marcas é a criação de um perfil e das suas próprias playlists.
Crie e divulgue a playlist da sua marca no Spotify
Assim como pessoas físicas podem criar perfis na plataforma e montar suas próprias listas de músicas, empresas também podem e estão aderindo à prática como parte das suas estratégias de marketing e branding.
A carioca Farm, por exemplo, tem 80 playlists e quase 30 mil seguidores no perfil Rádio Farm. Algumas são colaborativas, ou seja, foram criadas em parceria com convidados ou colaboradores da empresa.
Há também playlists comemorativas de datas especiais e relacionadas aos valores que fazem parte da identidade de marca, como a sustentabilidade e a valorização da cultura brasileira.
Na hora de criar suas listas, é fundamental pensar nos hábitos das personas do seu negócio. É o que orienta a Adidas na criação das suas playlists para a prática de esportes. Vale também tomar os seguintes cuidados:
– não coloque um artista mais de uma vez; – inclua muitas músicas, pelo menos mais de 20; – evite incluir artistas que possam ter valores em desacordo com os da sua marca; – atualize as playlists, com frequência, com lançamentos.
Não se esqueça de divulgar as listas nas redes sociais e no seu site. Uma sugestão é fazer vídeos para stories do Instagram com o áudio da playlist ao fundo, para chamar atenção dos seguidores.
Direcione o usuário para o seu Spotify
Se o perfil da sua marca tem mais de 10 mil seguidores, use o recurso de arrastar para cima para direcionar o usuário para o Spotify. Você também pode convidar seu público a ouvi-la por meio de e-mails.
Se o seu negócio tem um espaço físico, como lojas ou restaurantes, você também pode deixar a playlist tocando no ambiente, colocar cartazes ou folders com QR codes para quem quiser seguir a lista no Spotify e conferir outras da sua marca no aplicativo.
O Spotify também recomenda manter o título, imagem e descrição playlists no tom editorial, e não comercial. Afinal, “as marcas não podem se envolver em atividades no serviço que deixem implícito o apoio de algum artista (a menos, claro, que ele seja real)”.
A Adidas ainda foi além e fez uma parceria com o aplicativo e com o Laboratório Nacional do Estados Unidos, responsável pela Estação Espacial Internacional (ISS), para criar uma playlist personalizada para cada usuário, com músicas relacionadas ao tema do espaço.
Para desbloquear a playlist, o usuário precisava apontar o celular para as estrelas do céu até localizar a ISS. A ideia por trás da campanha era divulgar o lançamento do tênis Ultraboost 20, um produto inovador pensado para o futuro do esporte.
Quebrando a barreira de anúncios do Spotify Premium
Usuários que assinam o Spotify Premium podem ouvir o conteúdo sem as interrupções com anúncios. Mas isso não impede que as marcas cheguem até esse público também.
A primeira empresa a encontrar um caminho para adentrar na zona livre de anúncios da plataforma foi a rede de fast food americana KFC. Eles fizeram uma campanha, em parceria com a agência Ogilvy, para lançar um novo sanduíche, o Anything but Ordinary Kentucky Burger, em Dubai.
Para anunciar o novo sanduíche dentro do Spotify Premium, a marca fez uma parceria com três artistas locais: Flipperachi, Moh Flow e Shébani. O combinado foi que as fotos de perfil e de capa dos artistas na plataforma seriam alteradas para incluir o hambúrguer ao lado de cada um dos artistas. Informações sobre o lanche também foram adicionadas aos textos descritivos na biografia deles.
Outro detalhe foi a criação de playlists com músicas cujos nomes, em uma certa ordem, formavam uma mensagem publicitária: “descubra o novo Kentucky Burger, venha visitar o KFC e pegue o seu antes que seja tarde demais”. Nos perfis dos artistas, quem clicasse nas localizações dos seus próximos shows era direcionado para a loja KFC mais próxima no Google Maps.
A campanha deve ter atingido cerca de 100 mil pessoas no Spotify, uma vez que Flipperachi tem 42 mil ouvintes mensais, Moh Flow tem 34 mil e Shébani tem cerca de 20 mil. É um exemplo de ação na plataforma que streaming que contribui para humanizar a marca e construir uma relação afetiva com os consumidores, associando o produto aos artistas favoritos do público.
Como o Spotify Premium é uma zona livre de anúncios pagos, não houve gastos com a plataforma, somente na parceria com os artistas. No entanto, existem outras formas de captar leads no Spotify Premium que são mais econômicas. A Salming, por exemplo, marca sueca de artigos esportivos, colocou QR codes nas artes de capa das suas playlists no aplicativo. Ao escaneá-los, o usuário era redirecionado ao e-commerce da marca para adquirir o artigo da foto.
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