A pessoa passa uma boa parte do dia conectada ao smartphone. Num certo momento, ela deseja utilizar o serviço de uma empresa online, e ao acessá-lo, descobre que o site da empresa não é responsivo, ou não está adaptado para dispositivos mobile. Há uma coisa muito errada aqui.
Se a sua empresa ainda não se encontra no mobile, saiba que o seu concorrente provavelmente está lá, disponível para os mais de 160 milhões de smartphones em uso só aqui no Brasil (dados da FGV-SP). Então, está mais que na hora de seguir a tendência para deixar de perder novos clientes.
Como entrar no mobile do jeito certo?
Mas como entrar nesse mundo cheio de possibilidades e oferecer uma experiência realmente positiva ao usuário? Afinal, isso é tudo que ele deseja com o serviço. Acessibilidade e funcionalidades que resolvam o seu problema.
Para uma simples consulta ou uma reserva online, a pessoa pode acessar o próprio site da empresa, isso desde que seja responsivo ou adaptado para dispositivos móveis. Dessa forma, você oferece uma experiência bem prática ao usuário, que economiza tempo, sem a necessidade de download do aplicativo, e espaço em seu dispositivo.
O Hotel Lopes, localizado no Circuito das Águas Mineiro, é um bom exemplo de empresa que facilitou a vida dos seus hóspedes. O primeiro a disponibilizar sistema de reserva online e desenvolver um site com versão mobile da região, oferecendo novas possibilidades de acesso aos serviços de hospedagem.
Sempre desenvolva um site responsivo e adaptado
Por outro lado, se o site não for responsivo ou adaptado, muitas pessoas não vão conseguir resolver o problema por meio dele. Pior ainda se a sua empresa não tiver um aplicativo disponível. Aí como satisfazer o cliente que está conectado ao smartphone e não consegue acessar a sua página?
As pessoas procuram por aplicativos quando sentem necessidade por acessibilidade, segurança ou algum outro fator que não seja compatível com sites. Um exemplo aqui são os serviços de banco online, que oferecem, além desses fatores, muita comodidade ao usuário, que não precisa sair de casa para resolver os seus problemas. Redes sociais e jogos também fazem parte dessa série de downloads, além de outros tipos de serviços interativos disponíveis nas lojas.
Vamos citar aqui o Ullu, uma plataforma de reforço para alunos de ensino médio, tudo de forma online. Por meio de uma pesquisa realizada com os próprios estudantes, percebemos uma necessidade destes em acessar o aplicativo em qualquer lugar, seja no transporte para a escola, em casa ou durante os intervalos das aulas. E o estudante tem acesso às diversas aulas offline, serviço que não seria possível ao acessar o site.
Entenda as necessidades do seu público
Então, antes de escolher o tipo de plataforma para a sua empresa, entenda as necessidades de seu público. Pense em qual sistema oferece o melhor acesso e os melhores serviços. Pode ser que tanto um site responsivo quanto um aplicativo sejam úteis para os seus clientes. Mas se o segundo for a sua opção, não seja apenas mais um desses que, depois de um tempo, perdem sua utilidade e vão direto para o lixo.