Para combater a pandemia do coronavírus, em todo o mundo, medidas de isolamento social estão sendo recomendadas por governos e autoridades de saúde. Com tanta gente passando mais tempo em casa e trabalhando em regime de home office, os downloads de aplicativos de chat virtual estão batendo recordes.
O Zoom, por exemplo, que costuma ser utilizado para reuniões remotas, foi baixado por mais de 12 milhões de usuários em todo o mundo, dentre os quais 290 mil são brasileiros, apenas no mês de março.
Aplicativos como esse estão se tornando boas soluções, tanto para quem quer matar a saudade dos amigos e da família, quanto para quem precisa se reunir com a equipe da empresa trabalhando de casa. Para você que quer manter o contato com os outros mesmo à distância, comparamos sete opções de aplicativos de chat on-line para mostrar quais as vantagens e desvantagens de cada um.
Você vai ver que alguns são ideais para conversas rápidas com a família, enquanto outros têm recursos extras e foram pensados para atender as necessidades de empresas de todos os portes. Confira o quadro abaixo e descubra qual vai funcionar melhor para você!
Saiba mais sobre cada plataforma!
Google Hangouts Meet
Lançado em 2013, a plataforma desenvolvida pela Google oferece não só chamadas de vídeo e áudio, mas também mensagens instantâneas. Com a pandemia do novo coronavírus e o aumento no número de empresas mandando seus funcionários para casa em todo o mundo, a Google liberou alguns recursos premium do Hangouts Meet para todos os seus clientes.
A plataforma disponibilizará os recursos até o dia 01 de julho de 2020, sem custos adicionais. Isso significa que já é possível fazer reuniões maiores, para até 250 pessoas, além de transmitir, ao vivo, para 100 mil espectadores em um mesmo domínio e gravar as chamadas no Google Drive.
Quer saber mais sobre o papel das marcas e dos negócios em tempos de crise, como a do coronavírus? Confira este outro artigo!
Skype
Lançado em 2003, o software já foi de propriedade do EBay e, desde 2011, é da Microsoft. A empresa afirmou que o uso da plataforma aumentou 70% durante a pandemia do coronavírus.
O Skype revolucionou as chamadas de vídeo on-line ao possibilitar que usuários façam ligações entre um Skype e um telefone fixo, entre Skype e um telefone móvel, além das chamadas em conferência. E da mesma forma que um Skype pode ligar para um telefone convencional, o contrário também acontece.
Whereby
Whereby é o novo nome do Appear.in, uma plataforma de reuniões on-line que enfrentou uma disputa judicial pela marca original e foi forçada a alterá-la e atualizá-la. A empresa aproveitou o momento para fazer um rebranding.
O novo nome é uma referência ao propósito de permitir que as pessoas trabalhem onde quiserem e de que forma querem. Com o novo nome, todos os links de salas de reunião que tinham o domínio appear.in passam a ter o domínio whereby.com.
Zoom
A Zoom Video Communications nasceu em 2011 no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e lançou a plataforma em 2013. Cinco meses após o lançamento, já contavam com um milhão de usuários. A empresa tem parcerias com outros negócios de softwares para oferecer pacotes de ferramentas de trabalho aos clientes B2B.
Em 2017, a Zoom atingiu o patamar de empresa unicórnio ao passar a valer mais de um bilhão de dólares. Em 2019, abriu seu capital na bolsa americana. Anualmente, a empresa realiza a Zoomtopia, uma conferência para todos os usuários, anunciando novos recursos, produtos e parcerias.
Blue Jeans
A Blue Jeans Network também surgiu no Vale do Silício. Em 2009, seus fundadores se reuniram com o propósito de fazer com que conferências em vídeo fossem “tão confortáveis e casuais quanto o seu par de jeans”. O serviço foi lançado em 2011, com o diferencial, na época, de basear as chamadas na nuvem.
Em 2012, a companhia firmou uma parceria com associações militares dos Estados Unidos para oferecer chamadas de vídeo gratuitas para soldados distantes de suas famílias.
GoToMeeting
Criado pela Citrix em 2004, o serviço é uma adaptação dos anteriores GoToMyPC e GoToAssist, iniciativas focadas na transmissão ao vivo da tela de um computador para um grupo de pessoas conectadas pela internet. Assim, o GoToMeeting surgiu a partir do recurso de compartilhamento de tela e do propósito de permitir palestras, aulas e reuniões on-line.
É um software colaborativo. Oferece as opções de proteger as chamadas por meio da criptografia e do requerimento de senhas para acessar uma sala de reunião.
WhatsApp
O WhatsApp foi criado em 2009 para ser um aplicativo de mensagens. Hoje, ele já tem mais de um bilhão de usuários, em mais de 180 países. No Brasil, são 100 milhões de pessoas utilizando a plataforma para trocar mensagens todos os dias.
É uma alternativa gratuita para mensagens SMS. Foi comprado pelo Facebook em 2014, mas continua operando como um aplicativo independente. O recurso de chamada de voz foi lançado em fevereiro de 2015 e o de vídeo, em novembro de 2016.