Na criação de um e-commerce é comum pesquisar sobre recebimento de pagamentos pela internet. Termos como Gateways de Pagamento ou Intermediadores Financeiros apareceram nas buscas sobre o tema. Mas afinal, qual a melhor forma de pagamento para seu e-commerce? Explicamos a seguir:

Intermediador Financeiro

É um intermediador de transações, recebe os pagamentos dos compradores e os repassa aos vendedores através de uma conta virtual.

Nessa opção os contratos com as operadoras de cartões de crédito já estão pré-definidos e são repassados aos lojistas com taxas fixas, ou seja, existe uma tabela determinada de taxas que serão cobradas pelas vendas concretizadas.

O intermediador financeiro define quais os meios de pagamento disponíveis: bandeiras de cartão de crédito, opções de débito online, boleto e as taxas cobradas da loja online e do seu consumidor no caso de parcelamentos e boletos bancários.

Principais agentes no mercado: Pagseguro, BCash, MOIP, MercadoPago, Akatus, F2B, PayPal

Gateway de Pagamento

É um sistema web que faz a interconexão entre o seu comércio eletrônico e os sistemas dos principais meios de pagamento, como operadoras de cartões de crédito, bancos para pagamento por débito online e boletos bancários.

O Gateway de Pagamento estabelece relação com as instituições bancárias de forma a garantir o pleno funcionamento da conexão tecnológica da loja com os sistemas de segurança. Nessa opção a loja tem total liberdade para contratar apenas as bandeiras que quiser e negociar as taxas diretamente com as operadoras, obtendo consideráveis descontos.

Principais agentes no mercado: SuperPay, CobreDireto, Ipagare, CobreBem, MundiPagg, BrasPag, BoldCron

Segurança

Os intermediadores financeiros possuem sistema de segurança acoplado, assumem o risco de uma transação, nem o vendedor nem o comprador arcam com quaisquer prejuízos. Já o Gateway de Pagamento por ser um sistema de interligação técnica entre o e-commerce e as operadoras, não possui o mesmo formato de garantia, portanto é necessário a contratação de um serviço terceirizado anti-fraude.

Comparativo

CaracterísticasGateways de PagamentoIntermediadores Financeiros
ContratoCom bancos e operadoras de cartão de crédito.Somente com o intermediador.
BandeirasSomente as que você contratar.Diversas opções de bandeiras e bancos para débito.
Sistema anti-fraudeÉ necessário contratar separadamente.Já está incluso no serviço.
Integração com seu sistemaVocê faz uma única integração com o GatewayCaso você escolha mais de um intermediador financeiro, a integração com seu sistema deverá ser feita com cada um deles. Exemplo: Bcash, PayPal, PagSeguro.
Ambiente de pagamentoDentro do site, com dados criptografados.Fora do site, com dados criptografados. É feito um redirecionamento para a cesta de compras quando o pagamento é concluído.
Tela de cadastroNão é necessário.Em muitos intermediadores já não é mais necessário.
Tempo de recebimento dos valoresMenor, dependendo da negociação com o banco/operadora.Maior, podendo chegar a 14 dias, dependendo da ferramenta.
TaxasMenores para volumes maiores de vendasMenores para volumes menores de vendas.
Fonte tabela: AgoraOS

Cada recurso possui vantagens e desvantagens. Para aqueles que estão criando sua loja online, o Intermediador Financeiro pode ser uma solução mais simples e fácil de implementar. Não acarreta custos de instalação ou mensalidade. Com o crescimento do número de vendas e ticket médio a possibilidade de conseguir melhores taxas junto as operadoras e bancos aumenta. Nesse cenário os Gateways de Pagamento se tornam mais atrativos.

Na criação de um e-commerce é comum pesquisar sobre recebimento de pagamentos pela internet. Termos como Gateways de Pagamento ou Intermediadores Financeiros apareceram nas buscas sobre o tema. Mas afinal, qual a melhor forma de pagamento para seu e-commerce? Explicamos a seguir:

Intermediador Financeiro

É um intermediador de transações, recebe os pagamentos dos compradores e os repassa aos vendedores através de uma conta virtual.

Nessa opção os contratos com as operadoras de cartões de crédito já estão pré-definidos e são repassados aos lojistas com taxas fixas, ou seja, existe uma tabela determinada de taxas que serão cobradas pelas vendas concretizadas.

O intermediador financeiro define quais os meios de pagamento disponíveis: bandeiras de cartão de crédito, opções de débito online, boleto e as taxas cobradas da loja online e do seu consumidor no caso de parcelamentos e boletos bancários.

Principais agentes no mercado: Pagseguro, BCash, MOIP, MercadoPago, Akatus, F2B, PayPal

Gateway de Pagamento

É um sistema web que faz a interconexão entre o seu comércio eletrônico e os sistemas dos principais meios de pagamento, como operadoras de cartões de crédito, bancos para pagamento por débito online e boletos bancários.

O Gateway de Pagamento estabelece relação com as instituições bancárias de forma a garantir o pleno funcionamento da conexão tecnológica da loja com os sistemas de segurança. Nessa opção a loja tem total liberdade para contratar apenas as bandeiras que quiser e negociar as taxas diretamente com as operadoras, obtendo consideráveis descontos.

Principais agentes no mercado: SuperPay, CobreDireto, Ipagare, CobreBem, MundiPagg, BrasPag, BoldCron

Segurança

Os intermediadores financeiros possuem sistema de segurança acoplado, assumem o risco de uma transação, nem o vendedor nem o comprador arcam com quaisquer prejuízos. Já o Gateway de Pagamento por ser um sistema de interligação técnica entre o e-commerce e as operadoras, não possui o mesmo formato de garantia, portanto é necessário a contratação de um serviço terceirizado anti-fraude.

Comparativo

CaracterísticasGateways de PagamentoIntermediadores Financeiros
ContratoCom bancos e operadoras de cartão de crédito.Somente com o intermediador.
BandeirasSomente as que você contratar.Diversas opções de bandeiras e bancos para débito.
Sistema anti-fraudeÉ necessário contratar separadamente.Já está incluso no serviço.
Integração com seu sistemaVocê faz uma única integração com o GatewayCaso você escolha mais de um intermediador financeiro, a integração com seu sistema deverá ser feita com cada um deles. Exemplo: Bcash, PayPal, PagSeguro.
Ambiente de pagamentoDentro do site, com dados criptografados.Fora do site, com dados criptografados. É feito um redirecionamento para a cesta de compras quando o pagamento é concluído.
Tela de cadastroNão é necessário.Em muitos intermediadores já não é mais necessário.
Tempo de recebimento dos valoresMenor, dependendo da negociação com o banco/operadora.Maior, podendo chegar a 14 dias, dependendo da ferramenta.
TaxasMenores para volumes maiores de vendasMenores para volumes menores de vendas.
Fonte tabela: AgoraOS

Cada recurso possui vantagens e desvantagens. Para aqueles que estão criando sua loja online, o Intermediador Financeiro pode ser uma solução mais simples e fácil de implementar. Não acarreta custos de instalação ou mensalidade. Com o crescimento do número de vendas e ticket médio a possibilidade de conseguir melhores taxas junto as operadoras e bancos aumenta. Nesse cenário os Gateways de Pagamento se tornam mais atrativos.