SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em termos gerais, são todos os métodos e estratégias de otimização de conteúdo, visando melhorar o posicionamento de um site nos resultados “orgânicos” de mecanismos de busca, como o Google.

O resultado de aplicação destas estratégias é o aumento da visibilidade do site através de visitas, que pode gerar conversões, como aumento de vendas, crescimento do número de visualizações de página, aumento do número de leads, etc.

Resultados orgânicos e resultados patrocinados

É fácil identificar os resultados patrocinados no Google. Visualmente aparecem de forma diferente em áreas de destaque e normalmente são rotulados com as palavras anúncio ou patrocinado. Nestes casos, os anúncios são pagos, sendo necessário anunciar através da plataforma Adwords.

Exibição de anúncios pagos no Google

O objetivo de trabalhar com as técnicas de SEO é ficar entre os primeiros resultados orgânicos sem usar os anúncios pagos. Vale lembrar que o trabalho de SEO é de médio/longo prazo. Alguns estudos indicam que o site começa a demonstrar resultados a partir de 4 meses após as mudanças.

SEO na prática

O primeiro tópico a se observar é se o conteúdo é relevante para o assunto que o site foi proposto. Um conteúdo rico, original e sem fugir do foco faz uma grande diferença. O site deve ser uma autoridade no assunto proposto com conteúdos muito bem escritos que contribuem para a informação e o conhecimento do visitante.

Não adianta muito seu site estar otimizado com as técnicas de SEO se não possuir um bom conteúdo. Você até pode aumentar a taxa de visitas, mas provavelmente não vai conseguir muitas conversões, como a venda de um produto ou serviço.

Para começar, uma dica interessante é criar uma lista de palavras chaves que identificam o assunto proposto. Essas palavras devem ser usadas ao longo dos textos do site.

Entre os aspectos internos da sua página, os elementos abaixo merecem destaque:

– Os títulos principais devem ser relevantes, definindo o assunto proposto com palavras chaves mais importantes. Estes títulos devem ser definidos com o elemento do HTML.

– Ao usar imagens dentro das páginas ao longo do conteúdo sempre preencha o atributo alt. A função principal desta tag é fornecer uma descrição alternativa para a imagem caso ela não seja carregada pelo navegador, mas também funciona para o ranqueamento no Google imagens.

Localização do campo que determina a tag alt no WordPress
Localização do campo que determina a tag alt no WordPress

Pense em palavras que o usuário vai digitar no Google que você gostaria que sua imagem seja apresentada, aplique essas palavras em uma pequena descrição visual do que a imagem mostra, sendo um equivalente do que a imagem significa.

Aspectos técnicos que também devem ser levados em consideração

Mas não basta ter apenas um bom conteúdo. O site deve oferecer uma experiência rica ao usuário através de um layout visualmente interessante, carregando o conteúdo de forma rápida e que se adeque aos vários tamanhos de telas, desde desktops a smartphones. Saiba mais sobre sites responsivos.

A utilização das meta tags, especialmente a Meta Description, deve ser definida para cada página do site. A Meta Description corresponde a um pequeno resumo do conteúdo da página.

Tenha um domínio adequado que descreva de maneira sucinta o conteúdo do site. Você pode fazer isso usando uma palavra chave no nome do domínio.

Ative a opção de urls amigáveis (permalinks) em seu site e sempre otimize as URL’s das páginas de conteúdo, inserindo palavras chaves. Evite o uso de URL’s com parâmetros, números e códigos como: www.calebedesign.com.br/pagina.php?id=1

Técnicas que otimizam fatores externos ao site

Número de links externos (Link Building), quantidade de sites que referenciam você na internet. Quanto mais sites apontam para o seu conteúdo, maior as chances de ter um bom ranqueamento. Mas deve ser observado a qualidade dos links externos para não ser punido pelo Google.

Evite métodos ilícitos de SEO

Existem variados métodos de SEO aprovados pelos sistemas de busca, mas também existem os métodos não aprovados. São aqueles que usam de camuflagem do conteúdo real da página, links pagos em sites de terceiros para o aumento de links externos, etc.

Estes, quando descobertos, podem gerar um impacto negativo nos resultados orgânicos, sendo aplicadas punições de forma que o posicionamento do site pode cair ou até mesmo ser excluído da lista dos resultados.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Temos umas dicas muito legais para o seu site e o seu negócio.