Já pensou em fazer uma parceria com outra marca para gerar mais valor para o seu negócio? Essa estratégia é chamada de co-branding. Ela pode trazer benefícios para ambas as marcas envolvidas, como o aumento do alcance e da credibilidade.

Entretanto, é necessário ter cuidado na hora de escolher uma marca parceira. Nem todas terão efeitos positivos para a sua relação com o seu público. Neste artigo, você vai ver dicas para não errar na hora de fazer co-branding e entender como essa estratégia pode contribuir para o brand equity e o brand awareness da sua marca.

O que é co-branding

Fazer branding é fazer a gestão da marca de um negócio, empresa, instituição, produto ou serviço. O co-branding é uma estratégia em que duas ou mais marcas se associam em uma mesma campanha ou ação, para fortalecer o posicionamento de ambas, melhorar o reconhecimento no mercado e gerar valor.

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Nos casos de um co-branding bem planejado e executado, o resultado é a soma do brand equity das marcas envolvidas na parceria em uma só campanha. Brand equity significa valor de marca. Esse conceito é utilizado para se referir ao valor agregado a um produto ou serviço pela marca que o oferece. Assim, no co-branding, uma empresta seu valor de marca para a outra ao mesmo tempo.

Cases famosos de co-branding

Quer um exemplo? Um dos cases mais bem sucedidos de co-branding foi a parceria entre a Red Bull e a GoPro. Elas oferecem produtos bem diferentes, mas têm um posicionamento de marca semelhante: ambas estão ligadas a um estilo de vida aventureiro, a esportes de ação, a natureza e a desafios extremos.

A gestão de marca das duas empresas deu match e o resultado foi uma ação acompanhada por milhões de pessoas: GoPro e Red Bull patrocinaram o salto de um paraquedista que quebrou o recorde de maior altitude de todos os tempos. Em 2012, Felix Baumgartner saltou de um balão atmosférico a 38 quilômetros da superfície terrestre. A experiência foi registrada com câmeras GoPro acopladas ao corpo do paraquedista.

Outro exemplo clássico é a parceria entre Apple e Nike, que começou na época dos iPods, mas persiste até hoje. O co-branding entre as duas marcas teve início com a criação da linha de produtos Nike+, tênis compatíveis com um chip desenvolvido pela Apple que, ao ser inserido no calçado, registrava dados durante a corrida e enviava as informações automaticamente para o iPod (ou iPhone) do usuário.

A novidade mais recente da parceria foi o lançamento de uma linha de relógios digitais, a Apple Watch Nike+. Os smartwatches têm pulseiras esportivas exclusivas da Nike e telas mais brilhantes. Eles também são resistentes à água e têm integração total com o aplicativo Nike+ Run Club.

Tanto a Apple quanto a Nike se posicionam como marcas de estilo de vida. Assim, o resultado da parceria é uma série de produtos, voltados para praticantes de esportes, de todos os níveis, que desejam registrar e acompanhar seu desempenho para melhorar a performance.

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Vantagens de fazer co-branding

As vantagens do co-branding vão além de parcerias de marketing e vendas porque contribuem positivamente para a imagem que o público e o mercado têm do seu negócio. Entre outras vantagens, podemos citar:

  • exposição e penetração em um novo mercado (expansão de market share);
  • aumento do brand awareness (conhecimento de marca);
  • diferenciação dos concorrentes;
  • fidelização de clientes;
  • divisão do orçamento de marketing ou da criação de um novo produto, ou serviço;
  • aumento de vendas e ganhos financeiros.

Como qualquer estratégia de marca, o co-branding pode ser feito com o objetivo de alavancar as vendas. Se essa é a sua meta, uma dica para começar a planejar sua estratégia é observar as necessidades latentes do mercado. Como é possível combinar as qualidades, valores e competências das duas marcas para atender essa necessidade

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Cuidados para escolher um parceiro

O co-branding pode ser arriscado justamente pela sua proposta de associar uma marca a outra. Afinal, pode haver um conflito entre as imagens e o público das duas empresas. O resultado prejudica o valor de marca dos negócios envolvidos.

Por isso, ao escolher uma marca parceira, é importante conhecer muito bem o seu público para não perder clientes fiéis. Se a sua marca se preocupa com o meio ambiente e levanta a bandeira da sustentabilidade, por exemplo, é muito arriscado fazer uma ação, campanha ou produto com uma marca que já enfrentou denúncias de emitir altos níveis de poluição.

Passo a passo para um co-branding de sucesso

Siga o passo a passo para estruturar uma estratégia de co-branding com um parceiro alinhado com os valores da sua marca!

  1. Faça a segmentação do público-alvo. Pensando nas necessidades do mercado e em quem você quer conquistar, defina o perfil desse cliente em potencial.
  2. Também é importante definir, com clareza, qual a mensagem que você quer passar para esse novo público. Essa mensagem é conflitante com a que você passa para seus públicos atuais? Isso pode te prejudicar de alguma forma?
  3. Procure por potenciais parceiros que conversem com o público que você quer atingir. Analise se os demais públicos da marca também não estão em conflito com as mensagens que o seu negócio transmite.
  4. Defina o mote da campanha, em conjunto, mais uma vez garantindo que ela esteja alinhada com o posicionamento de ambas as marcas.
  5. Confirme se também há sintonia de cultura entre os parceiros. Se a outra empresa tem processos internos e modelo de negócios muito distintos dos seus, pode ser complicado trabalhar em conjunto.
  6. Estipule quais marcas serão responsáveis por cada custo e por cada parte do projeto ou campanha.
  7. Definir os canais de venda, operação e remuneração das partes envolvidas.

Co-branding não é só para os grandes players do mercado. Pequenos e médios negócios também podem fazer parcerias de sucesso com marcas próximas e de estatura semelhante. Nós podemos te ajudar a cuidar da gestão da sua marca e identificar parcerias interessantes.