Vivendo em meio a uma pandemia, crises políticas e mudanças climáticas, o consumidor de 2022 escolhe a diversão e o prazer para afastar o medo.
Não é difícil perceber que um conjunto de crises nas áreas de saúde, política, economia e meio ambiente provocou uma pandemia secundária: a da ansiedade. De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o número de pessoas com crise de ansiedade quase dobrou, consagrando o Brasil, mais uma vez, o país mais ansioso da América Latina. Os casos de depressão também aumentaram em 90%. Com isso, não é surpresa descobrir que os consumidores da década de 20 estejam buscando maneiras de se distrair, se divertir e até mesmo aprender coisas novas neste processo.
De acordo com o relatório “22 to ‘22” da TrendWatching, uma nova onda está chegando ao mercado. Denominada Freedonism, junção das palavras Free (livre) e Hedonism (hedonismo), esta macrotendência privilegia marcas que possam, por meio da criatividade e da inovação, trazer mais diversão para seus clientes durante a jornada e ajudá-los a trocar este estado de ansiedade e apreensão por sensações como alegria e prazer. Veja abaixo dois exemplos de bom aproveitamento da tendência:
Lego – Launderette of Dreams
Como parte da campanha Rebuild the World,a Lego desenvolveu, em parceria com o designer Yinka Ilori, a Launderette of Dreams (Lavanderia dos Sonhos). Trata-se de uma instalação lúdica e interativa que simula uma lavanderia dos sonhos infantis, inspirada em ideias de crianças das escolas Londrinas. A obra, totalmente interativa, fica aberta à comunidade que, de acordo com a própria Lego, “[…] agora tem uma área divertida e positiva para […] desfrutarem e soltarem sua imaginação”.
A mexicana Corona também já está marcando seu espaço nesta tendência. Em parceria com a plataforma de ensino de idiomas Duolingo, a marca desenvolveu uma vending machine que presenteia os consumidores com o novo sabor de Corona (Limonada Hard Seltzer) caso estes consigam pedir a bebida de forma correta, em espanhol. Consumidores que não conseguem realizar a pronúncia corretamente são presenteados com uma inscrição no Duolingo Plus, modalidade premium da plataforma de idiomas.
Freedonismo como parte de uma estratégia de branding
Estes são excelentes exemplos de como marcas podem divertir seus consumidores enquanto estes se desenvolvem. Mas isso não quer dizer que a sua marca deva sair fazendo quizzes ou instalações artísticas. A criação de ações “Freedonísticas” depende de um olhar atento para o propósito e a personalidade da marca. No caso da Corona, a marca reforça sua imagem de bebida Mexicana, latina, enquanto o Duolingo reforça sua narrativa de ensinar idiomas de uma forma divertida.
Portanto, na hora de pensar como aproveitar esta tendência, lembre-se de estar bem alinhado com os pilares de sua marca. Pense em todos os touchpoints da jornada do seu consumidor e se pergunte “Como a minha marca pode trazer descontração e alegria para o cliente?”. Inovações no atendimento? Ações esporádicas? Ativações de produtos? Tanto faz, desde que você faça o cliente se sentir livre e alegre, e mantenha a coerência da marca.
Se quiser saber mais sobre essas e outras tendências de comportamento e como aplicá-las à realidade das marcas, vem bater um papo com a gente!
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