Você provavelmente já viu anúncios de canudos de metal por aí, nas suas redes sociais. Talvez até já tenha comprado o seu. Esse produto conquistou muita gente depois da divulgação da informação de que canudos plásticos descartados, que vão parar nos oceanos, podem ser ingeridos por tartarugas.
A popularidade dos canudos de metal é mais uma prova de que as pessoas estão, cada vez mais, interessadas em adequar seus hábitos de consumo para preservar e proteger o meio ambiente. É por isso que está crescendo, também, a busca dos consumidores por produtos e por empresas que têm consciência ambiental, que buscam ir além da redução dos seus impactos negativos no mundo, implementando medidas e tomando atitudes que causem impactos positivos.
Negócios e produtos sustentáveis são uma das grandes tendências para os próximos anos. As grandes marcas já perceberam que só tem a ganhar quando apostam no green marketing. Neste artigo, vamos explicar o que significa green marketing, como ele funciona e como pode ser um diferencial competitivo. Veja ainda, como essa estratégia está sendo utilizada por muitas empresas, inclusive no Brasil.
O que é green marketing?
Marketing ambiental, marketing verde ou green marketing é anunciar e vender um produto, uma marca ou um serviço usando argumentos baseados nos benefícios para o meio ambiente para convencer o consumidor. Essa estratégia é uma boa aposta porque vemos, hoje, muitas evidências de que as pessoas estão preferindo gastar seu dinheiro de uma maneira que seja mais gentil com o planeta.
No relatório de 2020 da TrendWatching, uma das tendências citadas é a green pressure (“pressão verde”). De acordo com a empresa, uma das líderes em análise de tendências de consumo no mundo, a sustentabilidade passou a ser um dos diferenciais mais valorizados pelos consumidores na hora de tomar uma decisão de compra.
Isso acontece porque as pessoas estão se sentindo pressionadas a mudar seus hábitos para serem mais ecologicamente corretas. Já pensou em como a sua marca pode ajudar seu público a atender essa expectativa?
Por que o green marketing está cada vez mais efetivo?
Os consumidores estão sendo impactados pelos dados alarmantes das crises climáticas e ambientais, causadas pelo estilo de consumo que a sociedade tem adotado até agora. O resultado é um sentimento de culpa e de responsabilidade. Assim, a tendência é que as pessoas escolham produtos e serviços que amenizem esse sentimento incômodo.
“O prazer sem culpa tornou-se o melhor luxo para o consumidor. Produtos e serviços sustentáveis tornaram-se um símbolo de status.” – Trend Report 2020, TrendWatching
No marketing, já sabemos que a maioria dos consumidores tende a seguir o que as outras pessoas do seu convívio estão fazendo. É o que chamamos de efeito manada.
Em um contexto no qual a revista Time elege a adolescente ativista sueca Greta Thunberg como a personalidade de 2019, ou seja, quando marcas e personalidades influenciadoras de comportamento demonstram preocupação com o meio ambiente, ninguém quer ficar de fora desse movimento.
O green marketing faz sentido para o meu negócio?
O marketing ambiental é uma estratégia de comunicação que você pode adotar no seu negócio para conquistar a atenção dessas pessoas. No entanto, vale ressaltar que não adianta ter só discurso. O que o público realmente quer ver são ações reais e resultados comprovados. A consciência ambiental de uma marca já não é mais um motivo de elogios quando é percebida. É uma questão de vergonha quando está ausente.
Por isso, é preciso ter cuidado para não confundir o green marketing com o greenwashing: a tática de associar um produto ou serviço à sustentabilidade apenas na publicidade, sem que ele seja efetivamente positivo para o meio ambiente. Greenwashing não é ético, não é honesto e pode ser muito prejudicial para a reputação de um negócio.
Além disso, vale lembrar que um negócio “mais verde” não tem só a vantagem de suprir a necessidade dos consumidores. O futuro do planeta e do seu negócio também dependem das escolhas que fazemos agora. Adotar um modo mais sustentável de produção garante a sobrevivência da sua empresa durante mais tempo.
“A saúde a longo prazo de uma empresa, no sistema capitalista, vai depender da entrega de lucro com propósito. As empresas vão entender que essa combinação serve ao seu interesse próprio, bem como os de seus clientes e funcionários” – Financial Times, The New Agenda
É por isso que muitas marcas já estão repensando suas formas de produzir para apostar na sustentabilidade e abraçar um propósito social e ambiental. Que tal conferir alguns exemplos?
Como funciona o marketing verde na prática
Separamos alguns cases de green marketing, de empresas internacionais e brasileiras, para você entender o que significa ter consciência ambiental na prática e como deixar claro para os consumidores que esse é um dos valores da marca.
Como o próprio nome da marca já indica, a fabricante de cosméticos Natura sempre priorizou ingredientes naturais e buscou associar sua marca à biodiversidade brasileira. Hoje, ela é a única empresa brasileira que aparece no ranking global das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, na 15a posição.
Todos os seus produtos são veganos, ou seja, não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais. A empresa ainda apoia diversos projetos de preservação da Amazônia e aposta no discurso do ecologicamente correto nas suas redes sociais e ações promocionais, como nesta Black Friday:
Adidas e os tênis feitos de lixo recuperado do oceano
Em uma parceria com a ONG Parley for the Oceans, a gigante Adidas lançou um tênis feito de redes de pesca que foram descartadas ilegalmente no oceano e resgatadas por instituições que defendem a vida marinha. O produto fez tanto sucesso que a marca investiu em uma linha completa de artigos esportivos feitos a partir de plástico coletado nas áreas costeiras.
A Adidas ainda foi além e lançou a campanha Run For The Oceans, convidando seus colaboradores e consumidores de todo o mundo a participarem de uma corrida. A cada quilômetro feito pelos participantes, a empresa doaria US$1 à ONG Parley for the Oceans. A ação foi um sucesso: mais de 12 milhões de quilômetros foram percorridos pelos corredores, em 72 países.
Sabemos que, para produzir bens materiais, estamos emitindo níveis de carbono nada saudáveis para a atmosfera. Imagine se seu cartão de crédito te avisasse quando suas compras mensais atingissem o limite da sua cota de emissão de carbono individual?
Essa é a proposta da fintech suíça Doconomy, em parceria com a Mastercard e com a Organização das Nações Unidas (ONU). A empresa usa os dados das emissões médias de cada categoria do varejo e a medida da redução que cada cidadão precisa fazer para que seu país atinja a meta de cortar as emissões de carbono pela metade, até 2030, para calcular a quantidade de carbono emitida pela qual você se torna responsável quando vai às compras.
A Hi Fly e o primeiro vôo sem plástico do mundo
As pessoas estão se dando conta de que voar de avião pode ser bem ruim para o meio ambiente. Isso porque a queima do combustível das aeronaves gera milhões de toneladas de gás carbônico e porque a quantidade de material descartável utilizado à bordo costuma ser muito grande também.
Na Suécia, a vergonha que os consumidores sentem de voar já recebeu até um nome: flygskam. Empresários do setor de companhias aéreas suecas já desconfiam que esse sentimento esteja por trás da queda de 5% no tráfego aéreo do país em 2019. Turnês de músicos mundialmente famosos também já receberam críticas do público por produzirem tantos poluentes com seus próprios aviões.
Em uma tentativa de superar, em parte, esse desafio, a Hi Fly, uma companhia aérea portuguesa, criou o primeiro vôo livre de plástico do planeta. Com destinos em Portugal e no Brasil, os primeiros 16 vôos com 4400 passageiros evitaram o uso de mais de 1500 kg de plástico.
Está mais do que provado que consumidores gostam de produtos e serviços que beneficiam ativamente o meio ambiente. Não só porque os impactos para o planeta são positivos, mas também porque as pessoas se sentem bem em contribuir para essa causa e em fazer parte de um movimento global.
Nos exemplos, vimos que o marketing verde pode envolver várias ações diferentes, como criar um produto ecológico, usar embalagens ecológicas, adotar práticas comerciais sustentáveis ou concentrar esforços em campanhas que comunicam os benefícios ecológicos de um produto. Mas vale lembrar que adotar o green marketing não exige, necessariamente, grandes investimentos ou campanhas elaboradas.
Veja como pequenas empresas podem ser mais sustentáveis e apostar no green marketing!
A sustentabilidade começa nas pequenas atitudes de empresas de qualquer porte no seu funcionamento cotidiano. Por isso, reunimos também algumas dicas de mudanças que você pode implementar no seu negócio hoje mesmo:
Usar papel reciclado e tintas ecológicas para materiais impressos;
Preferir meios de comunicação digitais e eletrônicos para economizar no papel e no lixo;
Ter um programa de reciclagem ou de práticas responsáveis de eliminação de resíduos restantes da sua cadeia produtiva;
Apostar em embalagens ecologicamente corretas, priorizando aquelas feitas de papel, por exemplo;
Priorizar métodos mais eficientes de transporte dos seus produtos, que emitam menos gases poluentes;
Usar fontes de energia ecológicas, como energia solar para um escritório;
Tomar medidas para compensar o impacto ambiental causado pela empresa, como apoiar uma ONG que tenha atuação relacionada ao seu negócio.
Depois de apostar nessas pequenas mudanças, não deixe de pensar em uma campanha para comunicá-las aos seus clientes e colaboradores. Se precisar de ajuda para pensar em uma estratégia de comunicação digital que valorize o lado sustentável do seu negócio, conte com a gente.
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