Se você pudesse escolher qualquer empresa do mundo para trabalhar, qual seria a sua escolha? A empresa que você pensou provavelmente soube comunicar bem as vantagens de fazer parte da equipe dela. Isso se chama employer branding (ou a marca do empregador, em português): uma estratégia que reúne práticas para melhorar a reputação de um negócio entre seus colaboradores e no mercado de trabalho. 

Um employer branding bem feito transforma cada integrante do time do seu negócio em um embaixador de marca poderoso. Afinal, ninguém mais qualificado para falar sobre uma empresa do que as pessoas que fazem parte dela, certo? 

Se você quer gerar uma percepção positiva no mercado a respeito do seu negócio, temos dois públicos a considerar: o público interno, de colaboradores, e o público externo, que pode desejar fazer parte do time. Neste artigo, vamos explicar como criar campanhas para esses dois segmentos usando o employer branding

Entretanto, antes de falarmos sobre a aplicação dessa estratégia, vale lembrar que os efeitos de fazer employer branding não param no âmbito da imagem da marca. É sempre bom que uma empresa tenha uma imagem positiva, mas os benefícios de ser vista como boa empregadora vão muito além. 

Vantagens do employer branding para a marca empregadora

– Conversão de funcionários em promotores
– Atração dos principais talentos do mercado
– Retenção dos funcionários alinhados com a cultura da empresa
– Redução do custo dos processos de seleção e recrutamento
– Aumento do engajamento dos colaboradores e, consequentemente, da produtividade diária

Fazer employer branding pode ajudar seu negócio a contratar melhor e economizar recursos. De acordo com o LinkedIn Talent Brand Index, empresas com estratégias consolidadas de employer branding gastam 43% menos na contratação de um novo colaborador, tendem a crescer 20% mais rápido e ainda recebem 2.5 vezes mais candidaturas para uma vaga divulgada na rede social. 

Como aplicar employer branding

Se você quer transformar seu negócio em um bom lugar para se trabalhar, converter colaboradores em promotores e aproveitar as demais vantagens acima, confira este passo a passo para começar!

Ações para o público interno

Defina a cultura da empresa

Atrair pessoas talentosas para sua equipe é sempre bom mas, na prática, para que um novo colaborador se encaixe bem em um novo ambiente de trabalho, é importante que aconteça um fit cultural. Isso significa que, independentemente do talento, os valores culturais do funcionário precisam estar alinhados com os da empresa. 

Um colaborador que tem muitas ideias fora do comum e gosta de colocar projetos novos em prática pode se dar muito bem em uma empresa de cultura inovadora, por exemplo, mas nem tanto em uma empresa que prioriza entregas e processos internos bem definidos. 

Por isso, antes de colocar qualquer estratégia de employer branding em prática, é fundamental definir o que orienta o seu negócio, como é a cultura de trabalho, quais as métricas de sucesso dentro da organização. A cultura da empresa é o que vai guiar o posicionamento da marca do empregador. 

>> Leia também: Como descobrir a identidade de marca do seu negócio

Tenha planos de carreira

Nenhuma estratégia de marca funciona bem se não estiver alinhada com o que o seu negócio faz na prática. Isso significa que não adianta dizer que sua empresa é um bom lugar para construir uma carreira caso não seja verdade

Se reter funcionários talentosos, com um bom fit cultural é importante para os objetivos e valores da sua organização, é necessário oferecer planos de carreira para essas pessoas. Assim, é possível que os funcionários cresçam junto com a empresa e se sintam mais motivados e interessados em trabalhar nela por mais tempo. 

Ofereça e escute feedback 

Colaboradores têm mais chances de se sentirem satisfeitos quando sabem que são ouvidos e têm suas necessidades e sugestões consideradas. 

Se você ainda não estabeleceu canais de comunicação frequentes com seus colaboradores para dar e receber feedback, faça-o e pergunte ao seu público interno: eles estão satisfeitos em trabalhar na sua empresa? O que pode ser feito para que eles se sintam mais realizados e valorizados?

Invista na experiência do colaborador

O conceito de employee experience (ou experiência do empregado) se refere às ações internas promovidas para transformar o trabalho em uma experiência mais interessante e agradável para o colaborador. Elas têm o potencial de despertar, no funcionário, uma relação afetiva com a marca da empresa. 

Ações de employee experience podem envolver o oferecimento de benefícios, como vale-cultura, até eventos de confraternização do time, investimento em treinamentos e melhorias no espaço físico de trabalho. 

Na hora de pensar em como melhorar a experiência do funcionário, lembre-se do que tem sido sugerido ou requisitado nos canais de comunicação que você estabeleceu com o público interno. Pode parecer legal fazer um happy hour open bar no escritório, mas o retorno não será positivo se uma das principais reclamações da equipe for o excesso de horas diárias passadas na empresa, ou se a maioria mora longe do local de trabalho e demora para chegar em casa. 

Coloque os colaboradores como protagonistas!

Reconheça e, se possível, premie os funcionários que se destacam, entregam bons resultados e superam expectativas. Incentive-os a compartilhar conquistas e bons momentos da rotina de trabalho nas próprias redes sociais. Você pode, inclusive, criar uma hashtag para o time. 

Essas são algumas dicas para você começar a conquistar cada integrante da sua equipe. Entretanto, vale lembrar que employer branding vai além da interação com o público interno. Vamos abordar, a seguir, dicas para fortalecer a marca no mercado.

 

Ações para o público externo

Esteja presente nas plataformas certas

Existem plataformas digitais específicas para conteúdos relacionados ao âmbito corporativo, como a rede social LinkedIn, o site de avaliações Glassdoor e diversas páginas replicadoras de anúncios de vagas. Na hora de divulgar uma vaga ou de falar da rotina de trabalho na sua empresa, avalie quais plataformas fazem sentido para o seu negócio e para o perfil de profissionais que você quer atingir. 

Em sites como o Glassdoor, vale monitorar o que está sendo dito sobre a sua organização. É outra forma de obter feedback e saber como melhorar a experiência de trabalhar na sua empresa. 

Aposte no marketing de conteúdo

Se a sua empresa está ou vai passar a estar no LinkedIn, aposte em técnicas de marketing de conteúdo para falar sobre a employee experience que o seu negócio oferece. Aqui, vale lembrar que seus colaboradores são os protagonistas, mais uma vez. Pode não ser interessante publicar fotos ou vídeos de ações internas no perfil da sua marca em outras redes, mas no LinkedIn isso funciona bem. 

Tenha uma página de carreira no seu site

Ter uma área do seu site dedicada a processos de recrutamento e seleção pode transmitir mais credibilidade e atrair as pessoas certas. Uma página de carreira pode conter as vagas disponíveis no momento, um formulário para interessados se candidatarem ou se inscreverem em um banco de talentos e, principalmente, informações úteis, no tom da cultura organizacional, sobre a experiência de trabalhar na empresa. 

Faça processos seletivos mais respeitosos!

Se você já acompanha plataformas como o LinkedIn e o Glassdoor, já deve ter se deparado com profissionais relatando experiências ruins em processos de seleção. Não dar retorno do processo para todos os participantes ou não tratar os candidatos com respeito pode prejudicar a imagem da sua marca como empregadora. 

Lembre-se de ser transparente e deixar bem claro qual o perfil procurado para cada vaga. Não deixe candidatos aguardando eternamente por um retorno, mesmo que seja negativo. Pode ser interessante dar feedback e explicar para o candidato que não foi selecionado os motivos por trás da decisão. Assim, pessoas que tiveram contato com sua empresa, mas não foram escolhidas para fazer parte do time, também vão lembrar da experiência de uma forma mais positiva que negativa. 

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