Será que o objetivo de toda campanha de marketing é a conversão em vendas? À primeira vista, quando nos deparamos com essa pergunta, a tendência é dizer que sim, empresas investem em anúncios para vender cada vez mais. Apesar disso, há uma metodologia, conhecida como databranding, que trabalha com um medidor de sucesso diferente.
É claro que toda empresa, independentemente do tamanho, tem interesse em gerar bons leads e ganhar cada vez mais dinheiro. Porém, em alguns casos, é importante dar um passo atrás e criar campanhas com o objetivo de gerar brandawareness (consciência de marca), ou seja, façam com que a marca seja corretamente associada aos seus produtos e à sua identidade, permanecendo sempre viva no imaginário dos consumidores.
Medir o quanto a sua marca é lembrada pelo público é algo difícil de ser feito, mas a metodologia do databranding, trabalhada pelo Google, oferece um bom caminho para entender como campanhas de marketing podem gerar melhores resultados. Vamos explicar tudo sobre esse modelo de análise e suas possíveis aplicações abaixo. Confira!
O databranding é uma metodologia de análise de campanhas publicitárias, que usa dados concretos, obtidos durante as ações, para avaliar quais aspectos estão aumentando ou diminuindo o alcance da marca.
Esse conceito usa o métodotest and learn (teste e aprenda) de execução de campanhas, ou seja, a ideia é obter dados e formular novas estratégias a partir de testes consecutivos, que vão gerar erros e acertos.
É como um restaurante, que decide criar hambúrgueres distintos para pessoas de faixas etárias diferentes, em vários países, para testar qual faz mais sucesso. No caso do databranding, a ideia é avaliar o desempenho dos vários aspectos de uma campanha de marketing, separadamente, usando dados.
A ideia dessa metodologia é trabalhar com ciclos de campanha, que duram por volta de 15 dias. Em cada ciclo, um aspecto da ação será alterado e os outros serão mantidos. Ex: no primeiro ciclo o público-alvo é alterado, no segundo, muda-se o formato dos anúncios.
Paralelamente a isso, são feitas pesquisas de opinião com o público-alvo que teve contato com a campanha e aquele que não teve, mas é uma audiência prioritária para a sua marca.
Assim, é possível isolar os resultados de cada ciclo, avaliando-os com uma métrica em comum, como custo x resultado, por exemplo.
Abordagens do databranding
De acordo com o Google, existem três abordagens para o databranding, que podem ser usadas de acordo com cada etapa do funil de vendas.
Marcas que estão lançando um novo produto ou serviço precisam medir o reconhecimento e consideração de compra. Se o seu negócio já é conhecido, o ideal é descobrir qual o nível de intenção de compra das pessoas. Por fim, se a sua demanda é apenas aumentar as vendas ou alcançar uma nova base de clientes, é necessário medir as conversões.
Databranding na prática
Para trabalhar com uma estratégia de databranding, é necessário executar ao menos três ciclos, com alterações em três aspectos diferentes da campanha.
Se você inicia a ação com um anúncio de maquiagem voltado para mulheres entre 25 e 45 anos, por exemplo, você pode trocar o público-alvo durante o segundo ciclo, veiculando a mesma campanha para mulheres entre 35 e 55 anos.
A mesma abordagem deve ser aplicada para os outros aspectos do anúncio. Você pode trocar o conteúdo, o formato (texto, imagens, vídeos) e qualquer outra variável que seja interessante naquele momento.
Se os resultados apresentados no primeiro ciclo são negativos, você ganha a oportunidade de fazer diferente no segundo, no terceiro e assim por diante.
Ao final do processo, com as pesquisas de opinião em mãos e com a métrica de custo x resultado, você terá uma análise concreta da resposta da sua audiência em relação a todas as etapas da campanha.
Com esse conhecimento, você consegue entender melhor o perfil do seu público e quais são os formatos de conteúdo que realmente fazem com que sua marca seja lembrada.
Construindo a marca diante do público
De acordo com uma pesquisa de mercado conduzida pelo Facebook, 77% dos consumidores preferem fazer compras em empresas em que já são clientes. Isso mostra que mesmo não admitindo, as pessoas costumam ser leais a determinados produtos e marcas.
Por isso, a preocupação das marcas deveria estar em criar campanhas que geram awareness, que aproximam o consumidor do seu negócio. Quando você conquista a confiança do consumidor, gerando conexões e vendendo produtos e serviços de qualidade, fica mais fácil focar em novos lançamentos e no aumento de vendas de uma forma geral.
Por isso, o databranding é uma ótima metodologia para entender como esse tipo de campanha pode dar certo e pode dar errado. Não é a solução para todos os problemas, mas é uma forma que as marcas têm de medir o resultado não só por métricas de vendas, mas de alcance, de maneira concreta.
Entender como e por quem a sua empresa é vista é um ótimo conhecimento para se adquirir em uma estratégia digital.
Aqui no escritório, somos especialistas em projetos de branding. Se você deseja desenhar traçar um novo horizonte para a sua marca, entre em contato com a gente! 🙂
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