Você se preocupa com os impactos sociais e ambientais que o seu negócio gera no mundo? Se eles não são positivos, está na hora de repensá-los. A relação da sua empresa com a comunidade e com o planeta tem tudo a ver com a visão que o público terá da sua marca

Ter responsabilidade social é uma forma de aumentar e melhorar os indicadores de brand awareness e brand equity. Neste artigo, você vai entender o que todos esses conceitos significam e como eles se relacionam. Veremos também o que sua empresa pode fazer para mostrar ao mundo que se importa com o planeta e com as pessoas.

O que significa responsabilidade social corporativa? 

Responsabilidade social corporativa ou empresarial é como chamamos o conjunto de estratégias e ações colocadas em prática por uma empresa para promover um impacto positivo no mundo ou na comunidade em que está inserida. Essas ações podem ou não estar diretamente ligadas ao processo de produção e ao funcionamento da empresa.

Uma ação de responsabilidade social pode ser, por exemplo:

– a reciclagem das embalagens dos produtos;
– uma doação para ONGs;
– uma campanha para contratação de uma equipe mais diversa e inclusiva;
– iniciativas de conservação do meio ambiente etc. 

Em suma, responsabilidade social é tudo que uma empresa faz que demonstra uma preocupação com o outro, ou seja, com algo além de gerar lucro:

“Responsabilidade Social Corporativa é o comprometimento permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.

Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável

Por si só, ações de responsabilidade social têm sua importância e sua razão para existir. Entretanto, além dos benefícios para as pessoas impactadas e para o planeta, esse tipo de atitude também impacta positivamente o brand awareness e o brand equity da empresa.

O que é brand awareness

O termo brand awareness significa consciência ou reconhecimento de marca. Ele se refere à forma como uma determinada marca é reconhecida pelos seus públicos, ou seja, como e o quanto ela é lembrada pelos consumidores. 

Aumentar o brand awareness é fazer com que a marca ganhe notoriedade no mercado e seja cada vez mais associada ao produto ou serviço que oferece.

O que é brand equity

Brand equity significa valor da marca. Esse conceito é utilizado para se referir ao valor agregado a um produto ou serviço pela marca que o oferece.

Assim como o brand awareness, é um conceito que está intimamente ligado à percepção que o público e o mercado têm da marca. Afinal, quanto melhor for essa imagem, mais alto o valor da marca e mais forte o seu reconhecimento. 

“Os ativos do brand equity geralmente acrescentam ou subtraem valor para os consumidores. Podem ajudá-los a interpretar, processar e acumular grande quantidade de informações sobre produtos e marcas. Podem afetar a confiança do consumidor na decisão de compra (devido ou à experiência passada ou à familiaridade com a marca e suas características)”. 

– David Aaker em seu livro Brand Equity: Gerenciando o Valor da Marca

Vivemos, atualmente, um momento em que a consciência ambiental e social é um assunto cada vez mais discutido. Quanto mais falamos sobre isso, mais as pessoas se sentem pressionadas a adotar hábitos mais éticos e sustentáveis. 

Isso não é diferente quando pensamos nos hábitos de consumo. Daqui para frente, a tendência é que consumidores prefiram gastar seu dinheiro e investir em empresas que sejam ecologicamente corretas. Já falamos sobre esse cenário neste outro artigo, sobre green marketing

Um estudo global feito em 2018 pela Edelman Earned Brand revelou que:

– 85% dos consumidores globais preferem marcas socialmente responsáveis;
– 70% estariam dispostos a pagar mais por elas;
– 55% as recomendariam a seus amigos e familiares.

Falando especificamente do Brasil, a pesquisa ainda concluiu que:

– 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca em virtude de sua posição sobre uma questão social ou política;
– 63% afirmam que as marcas podem fazer mais para solucionar problemas sociais do que o governo;
– 62% acreditam que é mais fácil fazer com que as marcas resolvam problemas sociais do que conseguir que o governo aja.

Por isso, ter campanhas e ações de responsabilidade social acaba contribuindo para que os consumidores tenham uma boa imagem da sua marca e da sua empresa. Afinal, é isso que eles esperam de qualquer marca hoje. Em mercados onde essa preocupação ainda não foi difundida, ela pode, inclusive, ser um diferencial

Mostre que se importa!

Se você quer que a sua empresa tenha mais responsabilidade social, para ter um impacto positivo no mundo e ainda aumentar o brand awareness e o brand equity, separamos algumas dicas de como começar!

Lembre-se do seu propósito

Toda boa marca tem um motivo para existir no mundo. Como o seu negócio contribui ou pode contribuir para que as pessoas vivam melhor? Responder essa pergunta é fundamental para identificar qual deve ser o foco das suas ações de responsabilidade social.

Você não precisa mudar o mundo inteiro de uma vez

Não existem empresas pequenas demais quando o assunto é impacto positivo. Marcas de todos os portes podem ter ações de responsabilidade social. A questão é a escala em que essas ações serão feitas. Se a sua empresa é pequena, comece com ações que façam sentido na comunidade ou no nicho em que ela está inserida.

Procure se envolver com temas relacionados ao seu negócio

Na hora de abraçar uma causa, não vá muito longe. Se você tem uma editora, pense em campanhas para promover o acesso à leitura. Se o seu negócio é uma franquia de restaurantes, compre ingredientes de produtores locais e sustentáveis. Ações que não estão relacionadas à principal atividade da sua empresa podem parecer aleatórias e desconectadas com a missão da organização.

Não tenha medo de repensar sua cadeia produtiva

Mudanças na gestão e no modelo de negócios podem parecer complicadas, mas quando o objetivo é a sustentabilidade, é muito provável que o investimento se pague no futuro, gerando ainda mais lucro

Compartilhe o que você está fazendo

Por fim, não se esqueça de mostrar para o público as ações de responsabilidade social que a empresa está adotando. Assim, você não só incentiva que mais negócios façam o mesmo como fortalece a conexão da marca com os consumidores que valorizam essa postura. 

Precisa de ajuda para encontrar o propósito da sua marca e se conectar com pessoas que tenham os mesmos valores do seu negócio? Nós podemos ajudar.