Estamos cada vez mais presentes no meio digital. Consequentemente, adotamos um comportamento que passa a depender dos serviços online. E se o seu negócio é o e-commerce, podemos te dizer que este é um dos caminhos para o futuro.
Alguns dados mostram o crescimento das vendas em plataformas virtuais. De acordo com o indicador SpendingPulse, o e-commerce cresceu 11% em 2016, e a expectativa é que 27 milhões de brasileiros passem a fazer suas compras online nos próximos cinco anos.
Para encarar este cenário de forma ainda mais positiva, temos algumas dicas para você relacionar o seu negócio com o consumidor. Mas primeiro, vamos ver como montar e gerenciar a sua plataforma. Veja abaixo!
Plataformas de gerenciamento para seu e-commerce
Antes de você colocar os produtos em sua loja virtual, é preciso entender qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio. Basicamente, é um sistema de gerenciamento de produtos online, que permite editar e customizar a página, além de funcionalidades para acompanhamento de pedidos, promoções, cadastro de clientes, etc.
Algumas plataformas, como WooCommerce e Magento, permitem ainda que você escolha entre comprar um site customizado ou um template pronto para a sua loja. Neste caso, a melhor opção vai depender do seu projeto e das necessidades do seu negócio. Escrevemos uma matéria relacionando as vantagens de cada tipo. Confere lá!
Sistemas de pagamento
Outra escolha que você deve fazer em sua loja virtual é o sistema de pagamento. Temos duas opções para sua loja: Intermediador Financeiro e Gateway de Pagamento.
O primeiro modelo é um intermediador de transações, que recebe os pagamentos do consumidor e os repassa para a empresa por uma conta virtual. Já o Gateway de Pagamento é um sistema que faz a interconexão entre o comércio eletrônico e operadoras de cartões de crédito, bancos para pagamento por débito online e boletos.
Um dos principais quesitos para contratarmos um serviço é a taxa cobrada. Quanto aos dois meios de pagamento, as taxas variam de acordo com o volume de vendas da loja. Para Intermediador Financeiro, o valor cobrado é menor para volumes menores de vendas. Já para o Gateway de Pagamento, o sistema torna-se mais viável em volumes maiores.
Saiba qual o melhor sistema de pagamento para seu e-commerce.
Trabalhe o SEO de seu site
Agora que vimos alguns métodos para colocar a sua página no ar, você já pode inserir os produtos dentro da plataforma. Mas uma loja, seja ela física ou virtual, não sobrevive sem seus clientes. E como fazer para atrair o consumidor até você?
No caso de um e-commerce, precisamos fazer com que a página apareça nos principais mecanismos de busca, como o Google. Anúncios pagos costumam trazer resultados positivos para o seu negócio. Mas temos também outros métodos bem eficazes para melhor ranquear a sua loja virtual.
Trabalhar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de otimizar o posicionamento da página nos resultados orgânicos de mecanismos de busca, aumentando a visibilidade através de visitas e, consequentemente, as vendas de sua loja. O objetivo aqui é aparecer entre os primeiros resultados orgânicos sem ter que usar os anúncios pagos.
Comportamento do consumidor
Você já tem a sua plataforma montada e sua página já está aparecendo no Google. Basicamente, quase tudo que precisa para vender em seu e-commerce. A pessoa vai entrar em sua loja e colocar os produtos no carrinho, mas ainda faltam alguns detalhes para ela finalizar a compra. E este é o grande objetivo do seu negócio.
De nada adianta uma plataforma estruturada e um bom ranqueamento da página se você não oferecer uma boa experiência ao seu cliente. A pessoa que compra online quer muito mais que um bom preço. Ao fazer uma compra em plataformas virtuais, ela procura facilidade na hora de pesquisar um produto ou serviço e na hora de pagar. E conhecer o perfil do seu consumidor é fundamental para poder oferecer aquilo que ele realmente procura em seu e-commerce.
Então, o que fazer para oferecer uma boa experiência aos clientes?
Mais do que conectados à internet, estamos cada vez mais adeptos aos dispositivos móveis. Dados do IBGE apontam que smartphones representam 80% dos acessos dentro das casas. Em relação ao e-commerce, a expectativa é que 19% das vendas aconteçam por dispositivos móveis até o fim deste ano.
E se o seu consumidor não consegue largar o aparelho, o mais indicado é levar a loja até ele. E para uma boa experiência em sua loja virtual, o que você precisa é adaptar a sua loja para o dispositivo que as pessoas estão usando.
A versão mobile oferece usabilidade e facilidade para o usuário acessar o conteúdo do seu site. E com uma experiência mais agradável na hora da compra, seja ao selecionar um produto ou clicar em algum botão, as chances de venda se tornam cada vez maiores.
Facilidade na hora de cadastrar
Já que falamos em facilidades para o seu consumidor, você pode eliminar algumas burocracias e tornar a experiência do usuário muito mais rápida.
Por exemplo, muitas plataformas exigem da pessoa a criação de uma conta e o cadastro de vários dados pessoais. Só aí, já é muito tempo perdido e o cliente pode acabar desistindo da compra. O que você pode fazer é oferecer um guest checkout, em que não é preciso fazer login nem inserir aquele monte de dados. Normalmente, nome, e-mail e endereço para entrega já servem.
Facilidade na hora de pagar
O próximo passo é o pagamento do produto. Outro fator que costuma gerar alta taxa de abandono entre os clientes. E pode ter certeza, a pessoa vai desistir da compra se não tiver a opção de pagamento preferida, seja cartão de crédito, boleto bancário, Paypal, etc.
Além das principais formas de pagamento, você pode oferecer outras facilidades para o consumidor. Opções de parcelamento no cartão e política de frete grátis são alguns exemplos que costumam atrair as pessoas.
- Função de abandono de carrinho
Comportamento muito comum do consumidor online e péssimo para as empresas. Você sabia que 69% das pessoas (dados da Baymard Institute) abandonam o carrinho na hora de concluir a compra? Apesar de ser um número relevante, há muito o que fazer para recuperar boa parte destes clientes. Até porque eles demonstraram algum interesse em seu produto.
Muitas empresas utilizam estas informações e todos os dados da pessoa para direcionar novos anúncios. Você pode, por exemplo, disparar uma campanha de e-mail oferecendo algum desconto no produto de interesse de seu consumidor. Ou simplesmente para lembrá-lo que o item ainda está disponível na loja.
Trata-se de uma boa forma de relacionar o cliente com a sua marca, seja uma loja física ou virtual. Basicamente, o que você precisa é oferecer um produto e um serviço que atenda às necessidades do seu consumidor. O que inclui também todas as facilidades que falamos aqui.
Programas de fidelidade também funcionam quando o seu objetivo é manter o consumidor “preso” ao seu produto ou serviço. Você pode oferecer recompensas, cashback e produtos exclusivos da sua marca, gerando um atrativo a mais para o cliente.
E com uma boa experiência online, a expectativa é que as pessoas voltem cada vez mais ao seu e-commerce.
Redes sociais atualizadas
Além de contribuírem para o SEO, as redes sociais têm um papel fundamental na fidelização e informação dos clientes sobre novos produtos ou promoções. Aqui, duas coisas contam: o número absoluto de fãs ou seguidores, que dá uma ideia do alcance potencial da marca, e o engajamento, que é o quanto essas mesmas pessoas curtem, comentam e compartilham o seu conteúdo.
Precisa de mais dicas para seu e-commerce?
A ideia desta matéria não é destacar as vantagens do e-commerce em relação ao mercado tradicional, mas sim apontar alguns caminhos para o seu negócio no meio digital. Sabemos que cada serviço apresenta ótimos benefícios ao consumidor.
E se você quiser saber mais dicas para sua loja virtual, procure a nossa equipe de especialistas no assunto. Podemos te ajudar de várias formas.
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