Nosso blog já trouxe uma série de boas práticas para quem quer começar a fazer lives nas redes sociais, aqui. Você já sabe que roteiro, iluminação e interação são alguns pontos importantes na hora de conquistar a audiência em uma transmissão ao vivo. Agora, que tal ir além do básico e profissionalizar suas lives para impressionar o público da sua marca?

Neste artigo, trazemos cinco dicas para você aprender como fazer uma live profissional em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube. Você vai ver que existem algumas ferramentas gratuitas que multiplicam as possibilidades da sua transmissão ao vivo e a transformam em um verdadeiro evento on-line. 

Utilize um software de streaming para comandar a live

Você deve ter percebido que cada rede social disponibiliza sua própria ferramenta para que seus usuários façam uma transmissão ao vivo. É fácil e qualquer pessoa com um perfil criado na plataforma consegue transmitir a imagem capturada pela câmera frontal do seu celular. 

No entanto, essas ferramentas de transmissão são bastante simples. Se você quer se destacar e ir além do que está ao alcance de qualquer um, o primeiro passo é começar a usar um software de streaming.

Esses softwares, também chamados de encoders, são programas de codificação e transmissão de vídeo. Isso significa que eles captam tudo que você quer colocar na live e transmitem para o canal que você escolher. 

A vantagem de usar um programa intermediário em vez de fazer sua live diretamente pelo Facebook, Instagram ou Youtube é que os softwares de streaming permitem que você transmita muito mais que a imagem da sua webcam. Você pode incluir convidados, textos, fotos, infográficos, apresentações de slides, compartilhamento da sua tela, a logo da sua empresa etc. 

Esses programas funcionam, de maneira mais simples, como a sala de controle de cortes de uma emissora de televisão. São várias as opções de encoders para transmissões ao vivo disponíveis para uso na internet, entre elas:

OBS Studio;
Xsplit; 
vMix; 
Wirecast.

 O OBS Studio é um dos mais utilizados por ter uma boa interface de usuário, ser completamente gratuito e rodar em uma variedade maior de sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS). 

Como o OBS funciona?

Depois de fazer o download do programa, você pode acessar as configurações e personalizar a sua transmissão ao vivo. Você pode escolher a dimensão da imagem (1920×1080 para formato widescreen, do YouTube, ou 1080×1920 para formato portrait, do Instagram, por exemplo); a taxa de bits (mínimo de 2500, recomendado para quem tem conexão com velocidade de upload de 2,5 mbps) e todas as demais especificidades de áudio e vídeo da sua live.

Na aba das configurações denominada Stream (ou Transmissão, na versão em português), você utiliza a chave de transmissão gerada pela rede social para fazer a conexão do OBS com o canal no qual você quer fazer a live.

O OBS permite que você crie cenas, que são conjuntos de itens que o software vai capturar do seu computador para transmitir ao vivo. Cada um desses itens é chamado de fonte. Fontes podem ser vídeo, áudio, apresentação de slides, imagem, cor sólida, texto, aba do navegador etc. É aqui que a mágica acontece!

Em uma mesma cena, você pode unir várias fontes. Isso significa que é possível acrescentar uma “moldura” para o vídeo, por exemplo, com o nome dos participantes, o título da live e a logo da sua empresa. Confira o passo a passo para montar um exemplo de cena:

1. criar uma cena e nomeá-la;
2. adicionar fontes à cena criada, clicando com botão direito no espaço de fontes > adicionar > selecionar o tipo da fonte;
3. selecionar dispositivos de captura de áudio e vídeo;
4. selecionar imagem para usar como moldura, se houver;
5. encaixar a imagem por cima do vídeo no editor de cena na tela principal do OBS;
6. salvar a cena, para que ela possa ser utilizada em outras transmissões.

Agora que você sabe como criar cenas diferentes para a sua transmissão ao vivo, com um software profissional e gratuito, podemos seguir para as próximas dicas que vão te ensinar a aproveitar o melhor que programas como o OBS tem a oferecer!

Traga convidados para contribuir com a discussão

Lives podem ser feitas por uma pessoa só, que discorre sobre um tema e responde dúvidas da audiência. No entanto, existe o risco de que ela se torne um monólogo repetitivo e pouco interessante. Convidar outras pessoas para participar da live com você, ou outro representante da sua marca, é uma forma de tornar a transmissão ao vivo mais dinâmica e atraente. Além disso, é uma oportunidade para que o público do seu convidado passe a conhecer o seu negócio também. 

No Instagram e no Facebook, já é possível convidar outro usuário para participar de uma live com você. No entanto, se você quer fazer isso nas outras redes sociais, vai precisar de um software como o OBS. 

No encoder, você pode criar uma cena que inclua a imagem e o áudio do seu computador e também da sua conversa com um ou mais convidados por um aplicativo de chat on-line. Dessa forma, você consegue colocar quantos participantes desejar em uma mesma live, retransmitindo para a audiência a sua conversa com eles no Google Hangouts ou no Zoom, por exemplo.

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Crie um cenário com informações úteis sobre a sua marca

Nossa próxima dica é utilizar a ferramenta de criação de cenas do OBS para colocar um cenário envolta da sua imagem de vídeo. Você pode fazer isso montando um fundo no Canva (ou em outra ferramenta de edição de imagem) e, depois, usando esse fundo como uma das fontes que vão compor a sua cena. 

Nesse fundo, você pode colocar a logo da sua empresa, o nome do apresentador e os contatos das redes sociais do seu negócio, por exemplo. Assim, todas essas informações estarão visíveis ao lado, acima ou abaixo da imagem de vídeo dos participantes. Pode ser útil para situar espectadores que começam a assistir a transmissão na metade, ou para levar os espectadores até o seu site ou perfil depois que a live terminar. 

Exiba infográficos ou slides para ilustrar sua fala

Da mesma forma que o OBS permite que você transmita uma imagem de fundo e as imagens dos convidados, ele também permite que você transmita infográficos e slides que podem ilustrar a discussão. Você pode fazer isso adicionando fontes do tipo imagem, compartilhamento de aba ou navegador à cena. 

Para isso, vale criar mais de uma cena para serem utilizadas na mesma live. Com antecedência, você pode montar, no OBS, uma cena com os convidados e uma outra com a apresentação de slides, por exemplo, e transicionar entre essas duas cenas durante a transmissão. Para isso, ative o modo estúdio do OBS e, durante a live, clique no botão de “Transição”.

Transmita ao vivo em todas as suas redes sociais ao mesmo tempo

Por fim, nossa última dica para lives mais profissionais é utilizar uma plataforma que permita a transmissão em vários perfis ou redes sociais diferentes ao mesmo tempo. O streaming simultâneo é uma estratégia interessante para quem quer alcançar um público maior em uma mesma transmissão.

Para fazer isso, é necessário ter uma plataforma de multistream. O que ela faz é gerar uma nova chave de transmissão para sua live. Essa chave é a informação que você dá ao encoder para conectar ambos os programas. Cada perfil em cada rede social tem uma chave de transmissão única. A plataforma unifica essas chaves em uma que funciona para todas as redes. 

Algumas opções de plataformas de multistream disponíveis são:

Ciclano;
Restream;
Castr;
KSHOST;

Na hora de escolher uma, vale observar o valor de compra ou assinatura, quais são as opções de redes sociais para as quais a plataforma vai retransmitir sua live e quais outras ferramentas ela disponibiliza. A Ciclano, por exemplo, é a única que faz a transmissão para o Instagram. 

Essas são as nossas principais dicas para lives mais profissionais que podem ajudar a impulsionar todo tipo de negócio nas redes sociais. Se você quer ajuda para colocar tudo isso em prática e utilizar as transmissões ao vivo como uma ferramenta de marketing digital, fale com a Calebe_. Ajudamos marcas a usar a web para funcionar, vender e viver melhor. Aproveite também para seguir a gente nas redes sociais! Lá, você acompanha nossa agenda de lives e outras dicas para o seu negócio.