Se o seu negócio tem uma estratégia de marketing digital, pode ser que você já tenha feito anúncios em sites ou redes sociais. Esses anúncios são exibidos aos usuários enquanto eles consomem outros conteúdos on-line. No YouTube, por exemplo, propagandas aparecem antes, durante ou depois da exibição de um vídeo na plataforma. 

Anúncios digitais são uma ótima forma de fazer com que as pessoas se lembrem da sua marca, de gerar mais tráfego e vendas no seu site e de chegar ao seu público-alvo. Afinal, se você tem uma empresa de cosméticos, é mais eficiente colocar uma propaganda do seu negócio vinculada a um tutorial de maquiagem, por exemplo, do que em qualquer página aleatória da internet. No entanto, sem os devidos cuidados na hora de anunciar, a segurança da sua marca pode estar em risco.

Em 2017, uma série de empresas e agências dos Estados Unidos e do Reino Unido encerraram suas campanhas de anúncios no Google e no YouTube. Volkswagen, Toyota, McDonald’s, L’Oreal, BBC, AT&T e Verizon foram alguns dos anunciantes que deixaram as plataformas. Um prejuízo considerável para o Google, que tem quase 90% da sua receita proveniente dos anúncios.

O motivo por trás desse boicote foi a descoberta de que a plataforma estava vinculando propagandas das empresas a sites e vídeos com conteúdos extremistas e de discurso de ódio, com apologias ao nazismo, terrorismo e pedofilia, por exemplo. 

Enquanto um anúncio associado a conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço pode ser muito benéfico para as vendas, a associação a conteúdos inapropriados prejudica qualquer marca. O êxodo de tantas empresas grandes do Google do YouTube provocou um debate sobre a segurança da marca on-line, ou seja, o brand safety digital, e sobre qual seria o papel das plataformas e dos anunciantes em evitar que situações danosas aconteçam na hora de veicular propagandas. 

O que é brand safety?

O brand safety é um conceito criado para se referir às práticas que uma empresa pode (e deve) adotar para garantir a segurança da sua marca nos meios físicos, administrativos e digitais. Neste artigo, vamos focar na segurança de marca no ambiente digital, que se tornou uma das principais preocupações de gestores e equipes de marketing pelo mundo depois do problema enfrentado pelo Google e pelo YouTube em 2017. 

Já falamos, anteriormente, no nosso blog, sobre a importância de uma boa gestão de marca para impulsionar um negócio. Da mesma forma que uma empresa cuida da imagem dos seus produtos e serviços no mundo real, deve haver o mesmo cuidado no ambiente virtual. O brand safety é fundamental para proteger o valor do ativo de marca, por isso, deve fazer parte de qualquer gestão adequada ao ambiente digital. 

Aqui, na Calebe_, somos especialistas em ajudar marcas a crescer na internet e nas redes sociais. Nosso analista de Mídia e Performance, William Júnior, reuniu algumas boas práticas de segurança para ajudar você a gerir melhor a sua marca. Antes de anunciar no Google ou no Facebook, confira as dicas e saiba como se proteger de conteúdos impróprios!

Na hora de anunciar, verifique se a plataforma oferece filtros de segmentação para conteúdos indesejados 

Filtros de segmentação são critérios usados por plataformas como Google e Facebook para agrupar usuários com características em comum, por exemplo, homens que residem no estado de Minas Gerais, têm entre 30 e 45 anos e se interessam por conteúdos relacionados a carros e automobilismo. 

Utilizar esses filtros na hora de criar uma campanha de anúncios é o primeiro passo para garantir que sua mensagem chegue às pessoas certas, reduzindo, consequentemente, as chances de que ela apareça nos locais errados.

Há plataformas que oferecem filtros pré-definidos, enquanto outras exigem que você faça uma segmentação manual, possibilitando a exclusão ou inclusão de canais e grupos de usuários visados ou indesejados.

Conheça, entenda e segmente seu público o máximo possível!

Quanto mais específico você for na hora de indicar para a plataforma qual o perfil de consumidor você quer atingir, melhor! Não só porque suas chances de conversões em vendas aumentam, mas também em termos de brand safety, já que as chances de erro diminuem. 

Além disso, cada público tem um comportamento diferente na web. É importante que você conheça o perfil dos seus consumidores na internet: que tipos de páginas costumam acompanhar; quais conteúdos gostam de consumir; em quais redes sociais estão mais presentes etc. 

Dessa forma, você garante a exibição dos seus anúncios em páginas acessadas pelo seu público e ainda fica mais ciente dos riscos à segurança da marca. Existe algum tipo de conteúdo que seu público tem bastante interesse, mas que você não gostaria que fosse associado à sua marca?

Ative os filtros de conteúdo indesejado para a rede de display

Plataformas como o Google Ads, que aloca propagandas de anunciantes em páginas da web, têm uma rede de display, ou seja, uma lista de sites parceiros nos quais seus anúncios podem ser exibidos de acordo com suas preferências. 

Se você quer evitar anúncios em sites parceiros do Google com conteúdos inapropriados, certifique-se de ativar as opções de filtros de conteúdos já oferecidas pela plataforma. Depois de situações como o êxodo de anunciantes de 2017, empresas como o Google e o Facebook têm investido mais em tecnologias embutidas nas suas plataformas para evitar esse tipo de situação. Afinal, elas dependem da receita das propagandas e precisam reter seus anunciantes. 

Crie listas de referência dentro das plataformas para restringir a exibição de anúncios

Esta é uma boa prática de brand safety que também faz a diferença no seu gasto com anúncios on-line em plataformas de busca, como o Google. Listas de termos restritos são uma forma de impedir que seu anúncio seja exibido para quem busca termos que fazem parte do campo semântico da palavra que está sendo patrocinada, mas que não interessam ao anunciante. 

Se você quer anunciar um serviço de delivery de hambúrgueres, por exemplo, pode ser interessante que seu anúncio apareça para pessoas que procurarem por “delivery lanche” no Google, mas não para aqueles que procurarem por “delivery pizza”. Por isso, é bom incluir o termo “pizza” na sua lista de restrição, já que o Google cobra por vezes em que seu anúncio é exibido. Assim, você economiza e prioriza investimentos em anúncios para clientes no momento certo de compra. 

Invista em mão de obra qualificada para operar os filtros e anúncios

Por fim, você deve ter percebido que cada ferramenta de anúncios funciona de uma forma diferente. Logo, nossa última dica é que você aposte em um time qualificado para lidar com suas campanhas. 

Por trás de todo software ou estratégia de anúncios de marketing digital, existe uma pessoa tomando decisões e comandando as ferramentas. Cabe a esse profissional fazer a segmentação de público-alvo e de canais para impedir que um anúncio seja exibido em páginas com conteúdos indesejados. 

Erros de segurança de marca, como um anúncio de uma companhia aérea na página de uma notícia sobre um acidente de avião, por exemplo, acontecem porque máquinas não têm a capacidade interpretativa que um ser humano tem na hora de consumir conteúdos. Por isso, elas precisam ser bem direcionadas por profissionais de marketing digital que saibam operar a exibição das propagandas.

Quer entender melhor todas as vantagens de contar com um time capacitado para planejar e executar suas estratégias de marketing digital? Fale com a Calebe_. Nós ajudamos marcas a usar a web para funcionar, vender e viver melhor, e a conhecerem os seus resultados.