Existem várias maneiras de gerir um negócio. Na hora de tomar decisões, é possível priorizar diversos fatores. O foco principal pode estar nos funcionários, no produto, no custo, no consumidor… Cada uma dessas estratégias entrega resultados diferentes.
Mas se você quer ser lembrado pelo público, a escolha é clara. Um estudo de Booz Allen Hamilton e Wolff Olins mostrou que 82% das empresas orientadas pela marca apresentam performances superiores às da concorrência. Pense rápido: você consegue se lembrar de alguma empresa que não seja orientada pela marca?
Neste artigo, vamos explicar o que são brand-led business e como eles superam a concorrência e se tornam memoráveis. Seguir essa orientação pode ser uma forma de alavancar seu negócio.
Qual é o conceito de brand-led business?
Traduzindo do inglês, brand-led business são negócios conduzidos ou liderados pela marca. Esse conceito se refere a organizações que tomam suas decisões com base na estratégia de marca e no seu posicionamento, pensando nos seus clientes e suas necessidades. Isso significa que a sua empresa cria ambientes e experiências de consumo que estão de acordo com o instinto natural que seus consumidores têm sobre você.
A gestão de marca pode revolucionar um negócio. Muitas das maiores empresas do mundo são brand-led, como o McDonalds, a Coca-Cola e a Apple. É um ótimo ideal, mas a maioria das empresas não é gerida dessa forma.
Grande parte dos negócios costuma ser liderado por uma mistura complexa de elementos diferentes, que nem sempre está clara para a direção e os colaboradores. Eles podem ter foco externo ou interno, dependendo dos elementos que priorizam. Você sabe qual é a prioridade da sua organização?
Negócios com foco externo
– Orientados por marca (brand-led)
O objetivo é criar o conjunto certo de idéias nas mentes dos clientes e de outras pessoas no mundo, acreditando que esse é o melhor caminho para o crescimento de baixo risco.
– Orientados pelo consumidor
O foco está em entender os clientes e atender às suas necessidades.
– Orientados pelas finanças (lucro ou acionistas)
O importante é manter um preço alto das ações. Isso costuma significar, na prática, alcançar as previsões de crescimento mais recentes que você fez para os investidores.
Negócios com foco interno
– Orientados pelo propósito
O foco está em causar um impacto positivo no mundo, para as pessoas ou para o planeta, confiando que o dinheiro virá em consequência dessa finalidade.
– Orientados pelo produto (tecnologia, habilidade ou conteúdo)
Aqui, o importante é inovação: criar o melhor produto possível ou desenvolver uma nova tecnologia, acreditando que os clientes virão, naturalmente, em busca do melhor que há no mercado.
– Orientados pelos colaboradores
O principal objetivo é criar planos de carreira gratificantes para os funcionários.
Vale lembrar que ter um negócio orientado por marca não significa que propósito, público ou colaboradores ficam prejudicados. Quando a marca é sólida seu processo de construção é bem feito, ela leva em conta esses outros elementos. Assim, a gestão de marca tem como consequência natural o fortalecimento desses outros aspectos da organização.
“Em marcas bem construídas, a cultura e os valores não desempenham papéis de apoio nas operações de negócios – cultura e valores são a própria marca e são usados para basear as decisões de negócios e as ações dos funcionários”.
– Denise Lee Yohn, em seu livro What Great Brands Do: The Seven Brand-Building Principles that Separate the Best from the Rest
Quais as vantagens de ter um negócio orientado pela marca?
– Suas decisões estratégicas serão tomadas com base nos seus valores.
– Seus consumidores vão reconhecer e valorizar a consistência quando você entrega a mesma ideia, aplicando sua estratégia de marca na comunicação, no marketing, na experiência do cliente, nas vendas, nas ações de responsabilidade social.
– Clientes preferem comprar de empresas em que acreditam. Eles vão se lembrar de você.
– Seus colaboradores saberão como fazer seu trabalho de acordo com sua visão, missão, valores e promessa ao mercado.
>> Leia também: saiba como fazer employer branding e transformar seus colaboradores em embaixadores da marca
Como começar a se tornar brand-led
O primeiro passo para adaptar seu negócio e colher os frutos de ser uma empresa orientada pela marca é definir sua estratégia de gestão de marca. É necessário ter uma estratégia de branding sólida, ou seja, investir tempo e recursos em descobrir qual é a sua visão de futuro e como você pode alinhar e envolver seus negócios a ela. Afinal, sua tomada de decisões precisa estar de acordo com os valores que você adota e advoga para o público.
“Dizem que Yogi Berra, o lendário jogador e gerente de beisebol dos Yankees, afirmou: ‘se você não sabe para onde está indo, vai acabar em outro lugar.’ Isso também é verdadeiro para as marcas, você precisa saber onde quer chegar.”
– David A. Aaker, em seu livro Branding: 20 Principles That Drive Success
>> Leia mais: como descobrir a sua identidade de marca
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Negócios que têm um bom produto ou serviço, um bom modelo e estratégia de negócios, propósito e potencial de mercado estão prontos para se tornar brand-led e superar a concorrência. Se você precisa de ajuda para chegar lá, fale com a gente.